Toxina botulínica
A toxina botulínica é um procedimento antirrugas indicado para pessoas que desejam tratar, atenuar ou prevenir a chegada dos temidos sinais da idade. Essa substância atua através do relaxamento dos músculos que causam as linhas de expressão, promove a elevação da sobrancelha e é indicada para tratar muitas outras queixas.
Conheça mais sobre esse procedimento oferecido pelo Dr. Felipe Borges Fortes!
O que é como funciona o procedimento?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a toxina botulínica não tem ação preenchedora ou de volumização – ela atua exclusivamente suavizando ou prevenindo a formação de rugas, linhas de expressão e outros incômodos causados pelo movimento excessivo dos músculos faciais.
Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica (ou o famoso Botox®, como ficou popularmente conhecida) faz uma espécie de bloqueio na ação dos neurotransmissores responsáveis pela movimentação da musculatura, deixando o semblante mais leve e com um aspecto “descansado”.
Com resultados naturais e eficazes, é fácil de entender porque esse é um dos procedimentos estéticos mais famosos do mundo quando o assunto é rejuvenescimento e autoestima, não é?
Qual indicação para a toxina botulínica?
Com a finalidade de relaxar e reduzir a força com que os músculos se movimentam e “dobram” a pele, a toxina botulínica pode ser aplicada em diversos pontos da face, nas palmas da mão e até mesmo nas axilas. Conheça as principais indicações!
Tratamento para rugas
Sabe aquelas rugas que começam a surgir ao redor dos olhos (famosos pés de galinha), entre as sobrancelhas e na testa depois que a gente completa 30 anos? Pois é, todos elas podem ser amenizadas com a toxina botulínica!
Essa é a indicação mais famosa desse procedimento. Afinal, a substância relaxa a expressão do “bravo” e de cansado, e traz mais juventude e beleza para o rosto.
Toxina botulínica preventiva
Se engana quem acha que o antirrugas só pode ser aplicado depois do surgimento dos sinais da idade. A verdade é que a toxina também pode ser usada como forma de prevenção!
Depois dos 25 ou 30 anos, quando as linhas de expressão começam a ficar um pouco mais evidentes, o procedimento já é indicado. Esta aplicação precoce permite que as rugas e outros sinais demorem mais tempo para aparecer, mantendo a pele bonita e jovem por mais tempo!
Efeito lifting de sobrancelhas
A toxina botulínica também é muito indicada para corrigir assimetrias no arqueamento da sobrancelha ou proporcionar uma curvatura mais bonita na região. Sua aplicação traz aquele efeito de olhar mais aberto e atraente, mas sem deixar a naturalidade de lado. Tudo de bom, não é?
Tratamento para sorriso gengival
Muitas pessoas se sentem inseguras com a própria imagem devido ao sorriso gengival, queixa que é causada pela força demasiada dos músculos do lábio superior.
Nestes casos, a toxina botulínica também oferece tratamento efetivo na descontração da musculatura, diminuindo a força do músculo, que passa a evidenciar uma parte menor da gengiva.
Tratamento para bruxismo
O bruxismo é causado por uma disfunção muscular que faz com que os pacientes apertem e ranjam os dentes com muita força durante o sono. A toxina promove o relaxamento dessa musculatura e uma melhora nessa condição.
Tratamento para hiperidrose (suor excessivo)
A hiperidrose é caracterizada pela produção excessiva de suor em regiões como axilas, palma das mãos e testa, e também pode ser tratada com a toxina botulínica. Ela bloqueia a ação das glândulas sudoríparas na região, reduzindo significativamente a produção de suor.
Cuidados pós-aplicação
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo – ou seja, não tem cortes ou cicatrizes – a aplicação da toxina botulínica não necessita de cuidados muito complicados, e o paciente já pode voltar à sua rotina de trabalho logo após a sessão.
O único tipo de atividade que deve ser evitada nos primeiros dias são exercícios físicos muito intensos como natação, corrida e esportes com bola.
O paciente pode apresentar um pouco de inchaço e pontos roxinhos nos locais da aplicação, mas isso não é motivo para se assustar, eles somem em poucas horas.
E vale lembrar: embora a pós-aplicação seja muito tranquila, é importante que o paciente siga todas as instruções recomendadas pelo médico.
Durabilidade da toxina botulínica
Os resultados da toxina botulínica começam a aparecer entre 48 e 72 horas após a aplicação e se intensificam com o passar dos dias – tornando-se ainda mais evidentes depois de duas semanas.
De forma geral, a duração média do procedimento é de 3 a 6 meses e a substância pode ser reaplicada após a avaliação do seu médico de confiança.
Toxina botulínica no Rio Grande do Sul
O Dr. Felipe Borges e sua equipe atuam com responsabilidade e eficiência em todos os procedimentos oferecidos no consultório. Sua ampla experiência possibilita que o paciente não fique com a expressão congelada ou inexistente, mas sim com um aspecto mais jovem e cheio de naturalidade.
Você pode encontrar o tratamento com a toxina botulínica e muitos outros no consultório do Dr. Felipe em Gravataí ou Porto Alegre. Entre em e agende sua avaliação!