Loboluplastia
Conhecida como cirurgia para correção do lóbulo rasgado, a lobuloplastia é uma operação indicada para pessoas que desejam corrigir lacerações na orelha, geralmente causadas pelo uso de alargadores, brincos pesados, puxões ou acidentes. Essa característica não gera problemas funcionais ao paciente, entretanto, pode afetar a autoestima.
E aí, ficou curioso sobre a cirurgia de lobuloplastia? Então conheça o procedimento a seguir!
O que é a lobuloplastia?
Essa é uma operação pouco invasiva, que deve ser feita por um cirurgião. O objetivo é a correção dos lóbulos, a parte inferior da orelha, onde costumamos colocar os brincos – que, inclusive, é um dos acessórios que acaba levando os pacientes a buscar essa cirurgia.
Com a lobuloplastia, é possível corrigir lóbulos totalmente rasgados ou com um furo alargado em demasia.
Quem pode fazer e quais são as indicações?
As principais indicações da lobuloplastia são:
- redução de furos lasseados por alargadores;
- minimizar a ocorrência de inflamações no lóbulo;
- tratar furos alargados devido ao envelhecimento;
- correção de lóbulos rasgados por acidentes, alargadores, puxões ou brincos;
- tratamento para o lóbulo bífido.
Como é feita a lobuloplastia? Utiliza anestesia?
Essa é uma cirurgia considerada simples, afinal, não é invasiva para o organismo do paciente. O procedimento se inicia com a anestesia, que costuma ser local e pode ou não ser feita com sedação. Tudo é feito entre 30 minutos e uma hora, mas pode variar conforme a necessidade do paciente (se são ambos os lóbulos, extensão da laceração…).
Em alguns casos, o cirurgião pode optar por remover o excesso de pele. Depois disso, as incisões são suturadas e o lóbulo é completamente fechado. Em seguida, o paciente já recebe alta e pode voltar à rotina cotidiana.
Pós-operatório
A recuperação depois da lobuloplastia é bastante tranquila, e o paciente não precisa se afastar do trabalho ou entrar em repouso. Ainda assim, exige cuidados como:
- ficar com os curativos durante dois dias;
- seguir à risca a ingestão de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios (desde que tenham sido receitados pelo médico);
- não se expor muito ao sol, pois a cicatrização pode ser prejudicada;
- ter cuidado redobrado ao deitar-se ou dormir, evitando posições que pressionem o local da cirurgia;
- Evitar atividades de impacto, como exercícios que possam machucar os lóbulos.
Os resultados da lobuloplastia se tornam visíveis depois de 30 dias, aproximadamente, e a cicatriz é discreta (inicialmente é avermelhada, depois vai ficando mais clara).
Além disso, um ponto importante é a realização de um novo furo na orelha: como o lóbulo fica completamente fechado depois da cirurgia, é preciso aguardar a cicatrização completa para perfurar. Também é preciso atentar-se ao local do furo, que deve ficar em uma área diferente do anterior – por isso, busque a orientação do seu médico antes de fazê-lo.
Quanto custa
A lobuloplastia é feita de maneira personalizada, de acordo com a queixa do paciente. Por isso, não é possível definir o valor da cirurgia antes de uma avaliação com o médico cirurgião.
Lobuloplastia em Porto Alegre e Gravataí
No consultório do Dr. Felipe Borges Fortes, você encontra todo o profissionalismo e expertise que precisa para o sucesso da sua lobuloplastia. Com endereços em Porto Alegre e Gravataí, o Dr. se orgulha em transformar vidas com a celebração da autoestima e do bem-estar.
Agende a sua consulta, faça uma avaliação e invista na pessoa mais importante de todas: você!