Blefaroplastia
Indicada para corrigir a expressão de cansaço e de olhar caído, a blefaroplastia é um pequeno procedimento cirúrgico que reduz excesso de pele ao redor dos olhos, mais especificamente nas pálpebras. Conheça melhor o procedimento oferecido no Consultório do Dr. Felipe Borges!
Como funciona?
A blefaroplastia, ou cirurgia de pálpebras, como também é conhecida, consiste na remoção da pele flácida que se acomoda na região dos olhos, tanto na parte superior quanto na inferior, sendo responsável pelo aspecto senil e constantemente cansado do semblante.
O procedimento é realizado através de uma pequena e discreta incisão na dobra entre a pálpebra móvel e a fixa, e costuma levar entre 45 minutos e duas horas. Para finalizar a cirurgia, ela é “fechada” com pontos cirúrgicos que, de forma geral, são retirados após sete dias.
E se você está se perguntando se o procedimento dói, não precisa se preocupar com isso: aqui no Consultório do Dr. Felipe contamos com o auxílio de anestesia local, permitindo que o paciente continue consciente durante o procedimento, mas sem sentir dor ou desconforto.
A blefaroplastia deixa cicatriz?
A cicatriz do procedimento é muito fininha e sutil, o que faz com que ela passe despercebida – ou até se torne invisível, muitas vezes.
Além disso, o corte do procedimento é realizado em um ponto estratégico da pálpebra, que faz com que ela fique escondida quando o olho está aberto.
Para quem é indicada?
A cirurgia de pálpebras é indicada para corrigir queixas associadas ao envelhecimento da pele, e que também atingem pacientes que apresentam um excesso de pele e flacidez na região dos olhos por tendências genéticas.
Alguns sinais que indicam que pode estar na hora de recorrer à blefaroplastia são:
- Na pálpebra superior: excesso de pele e olhar cansado; pouca visão periférica decorrente da queda dos tecidos sobre os olhos; sensação de peso sobre os cílios.
- Na pálpebra inferior: bolsas de gordura embaixo dos olhos; olheiras proeminentes e rugas logo abaixo do globo ocular.
Resultados da cirurgia de pálpebras
A cirurgia de pálpebras promove resultados significativos tanto na melhora de queixas estéticas quanto funcionais.
Ela recupera a autoestima do paciente através do reposicionamento das pálpebras e atenuação das rugas, deixando o olhar com muito mais vida, brilho e jovialidade.
Além disso, a blefaroplastia superior melhora a mobilidade da pálpebra e aumenta o campo de visão periférica, trazendo muito mais conforto e bem-estar para o paciente.
Recuperação do procedimento
De forma geral, o pós-operatório costuma ser tranquilo. Depois do procedimento, o paciente deve ficar em repouso e afastado de suas atividades laborais por, no mínimo, três dias.
Além disso, o paciente deve evitar levantar peso, se expor ao sol, usar maquiagem nos primeiros dias e fazer compressas de água gelada na região.
Após a remoção dos pontos (sete dias depois), o paciente já está habilitado a retomar sua rotina e, em alguns casos, até mesmo voltar a praticar exercícios físicos.
Vale lembrar que, para assegurar o sucesso dos resultados do procedimento, é indispensável seguir as recomendações do médico.
Quanto custa uma blefaroplastia?
A realização da blefaroplastia pode variar conforme a indicação do médico. Em alguns casos, ela pode ser necessária só na pálpebra inferior, em outros, só na superior e, ainda, há quem necessite fazer a cirurgia em ambas – e tudo isso interfere no valor do procedimento.
Portanto, não é possível estipular um valor único para a cirurgia de pálpebras, ela varia de paciente para paciente, conforme sua queixa e a avaliação médica.
Por isso, se você tem interesse no procedimento e quer saber qual o valor para o seu caso, faça uma avaliação com um médico de sua confiança!