Conheça os tipos de fios de PDO e suas aplicações
Se montarmos um ranking de procedimentos queridinhos, certamente os fios de PDO entrarão nessa lista. Utilizados em diversas áreas da medicina, seu uso na área da dermatologia o tornou ainda mais popular devido ao estímulo de colágeno promovido pelo procedimento.
Durante o processo natural de envelhecimento, a pele costuma perder firmeza e elasticidade, provocando o surgimento de rugas e linhas de expressão. Esse efeito passa a ser perceptível após os 25 ou 30 anos, quando se inicia uma redução na produção de colágeno. Hoje, com o auxílio de tratamentos e tecnologias, é possível retardar esse efeito. Um desses procedimentos é a aplicação dos fios de PDO, um processo que você vai conhecer um pouco mais sobre nesse artigo. Confira!
O que são fios de PDO?
Os fios de PDO são estruturas produzidas com materiais biocompatíveis ao organismo, fazendo com que eles sejam totalmente absorvíveis com o passar do tempo, sem causar alergias. Eles são aplicados abaixo da pele para estímulo de colágeno, sustentação e tração (lifting) da região aplicada.
Os efeitos desse procedimento costumam ser progressivos, gerando um aspecto de lifting sem cortes, chegando ao ápice após 3 meses e proporcionando resultados mais naturais e harmônicos em relação ao visual.
É importante salientar que os fios de PDO fazem parte dos fios de sustentação, ou seja, existe outro procedimento chamado fios de PLLA, que também entra na categoria de sustentação facial.
Os diferentes tipos de fios de PDO
Atualmente, existem três tipos de fios de PDO no mercado estético.
Fios espiculados
Esses fios possuem garras que promovem o efeito lifting imediato e duradouro, e costumam ser indicados em casos de flacidez facial. Além disso, realizam o estímulo da produção de novas fibras de colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele.
Fios Lisos
Essa modalidade de fios de PDO estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e bonita. Com os fios lisos, é possível formar uma rede de fios sob a pele, intensificando o efeito reparador e a qualidade da pele.
Fios parafusos
Com formato que promove um efeito preenchedor, são indicados principalmente para recuperar o volume em algumas regiões do rosto, como linha de marionete e bigode chinês. Em alguns casos, podem ser usados dois ou mais fios no mesmo local.
Principais indicações
Os fios de PDO podem ser aplicados em todo o rosto. E costumam ser direcionados para quem deseja um efeito de lifting facial sem cortes ou para tratar os sinais do envelhecimento, de maneira eficaz e com aspecto natural. Entre as principais indicações temos:
- tratamento para flacidez;
- melhora nos contornos faciais;
- rejuvenescimento facial;
- diminuição de papada;
- tratamento de rugas no pescoço.
Existem contraindicações à aplicação de fio de PDO?
Mesmo oferecendo riscos mínimos, a aplicação dos fios deve ser feita seguindo todos os protocolos. Se aplicados na camada superficial, podem ficar visíveis na pele. E, se aplicados muito profundamente, podem lesionar artérias, nervos ou veias.
Outro risco, caso o procedimento seja malsucedido, é a possibilidade de infecção, uma vez que a aplicação dos fios é realizada por meio de perfurações na pele.
Também é importante salientar que esse tipo de procedimento não é recomendado para:
- pacientes com problemas de coagulação, diabetes, pressão alta ou doenças autoimunes;
- gestantes e lactantes;
- pessoas com estágio de flacidez e envelhecimento muito acentuado.
Recuperação após a aplicação dos fios de PDO
De modo geral, o pós-procedimento é muito tranquilo e o paciente pode retornar a sua rotina de atividades diárias normalmente logo após a aplicação. Também pode ser perceptível um leve inchaço e um pouco de vermelhidão na região aplicada, porém eles desaparecem poucos dias depois.
Quais os benefícios desse procedimento
A técnica de lifting promovida pelos fios de PDO possui diversos benefícios relacionados principalmente à segurança e resultados. Entre os principais, podemos listar:
- a melhora da pele não altera a expressão facial do paciente;
- os fios de PDO não ficam visíveis, oferecendo um resultado mais natural;
- o tratamento não resulta na presença de cicatrizes ou sangramentos;
- o procedimento pode ser associado a outros cuidados com a pele facial.
É importante lembrar que o procedimento de fios de PDO ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento, mas por serem biocompatíveis pelo organismo, eles podem ser reaplicados de acordo com a indicação do médico responsável.
Se você busca por um tratamento personalizado, realizado por um profissional experiente aliado às melhores tecnologias, em Porto Alegre (RS) ou Gravataí (RS), entre em contato com o Dr. Felipe Borges Fortes!