Terapia capilar
A terapia capilar reúne diferentes tratamentos focados na saúde do cabelo com um objetivo em comum: estimular o crescimento, a força e a vitalidade dos fios. Saiba como funciona e conheça os principais tratamentos utilizados no método!
O que é e como funciona?
Como já explicamos brevemente, a terapia capilar – ou gerenciamento capilar – consiste na combinação de diferentes tratamentos terapêuticos, que visam tratar ou prevenir possíveis patologias que podem afetar o couro cabeludo, como o eflúvio telógeno, a alopecia androgenética e até mesmo as quedas de cabelo decorrentes da COVID-19.
Após a avaliação minuciosa das queixas do paciente, é criado um plano de tratamento individual – realizado com procedimentos como laserterapia, microagulhamento, mesoterapia e MMP. De forma geral, esses tratamentos são associados a fórmulas home care, que são essenciais para a suplementação de vitaminas e sais minerais que estavam em falta no organismo.
Aqui no nosso consultório, todos os procedimentos são realizados com o bloqueio anestésico do couro cabeludo, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente.
Tratamentos para gerenciamento capilar
O segredo para resultados efetivos e naturais está na combinação de tratamentos. Conheça os procedimentos utilizados no nosso protocolo de terapia capilar!
Laserterapia
Inegavelmente o laser é um grande aliado da medicina e é indicado para os mais variados tipos de tratamentos. Para os procedimentos de tricoscopia, ele atua melhorando a circulação sanguínea, a oxigenação, a distribuição de nutrientes e o estímulo de colágeno no couro cabeludo, promovendo o crescimento de fios novos e saudáveis.
Além do crescimento de cabelo, a laserterapia proporciona uma melhora na espessura, força e qualidade dos fios, trazendo mais maciez e beleza.
Microagulhamento
O microagulhamento é uma excelente opção para quem sofre com a baixa quantidade de cabelo. Como o nome já diz, o procedimento é realizado por um instrumento equipado com microagulhas, que fazem pequenos furos na região desprovida de fios.
Em uma tentativa de tentar fechar essas microinfusões, o organismo é estimulado a regenerar as células da região e acaba produzindo mais colágeno e novos fios cabelo – tudo de forma natural e gradativa.
Mesoterapia
Também conhecida como intradermoterapia capilar, a mesoterapia consiste na injeção de vitaminas e outros ativos benéficos no couro cabeludo.
Muito indicada para quem sofre com quedas crônicas ou já apresenta calvície instalada, ela ativa a circulação sanguínea da região e leva nutrientes diretamente à raiz dos fios, estimulando o crescimento capilar e aumentando o volume.
MMP
Sigla para “Microinfusão de Medicamentos na Pele”, o processo do MMP é semelhante ao do microagulhamento. Ele consiste na abertura de microfuros no couro cabeludo, por onde são aplicados medicamentos que estimulam o crescimento de cabelo.
Esses furinhos ajudam os ativos a chegarem até a raiz dos cabelos, potencializando os efeitos de cada substância e oferecendo resultados muito mais efetivos.
Benefícios da terapia capilar
Além de corrigir as falhas de cabelo e trazer mais autoestima e confiança aos pacientes, a terapia capilar oferece diversos benefícios para a saúde do couro cabeludo, tais quais:
- Maior controle da oleosidade produzida;
- Redução da caspa (dermatite seborreia) e da descamação;
- Melhora da oxigenação e circulação sanguínea;
- Mais hidratação e maciez.
Para quem é indicada?
A terapia capilar é indicada para pessoas que sofrem com algum quadro de calvície decorrente das mais variadas causas, desde o estresse até patologias maiores, como a alopecia.
De forma geral, o público masculino é predominante na busca pelo tratamento, já que, por causa de ações hormonais, os homens tendem a apresentar falhas e calvície de forma mais agravada. No entanto, o procedimento também pode ser realizado em mulheres que sofrem com a queixa.
Vale lembrar que a indicação do tratamento deve partir de um médico especializado no assunto.
Qual o valor do gerenciamento capilar?
O valor do protocolo varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque o tratamento é totalmente personalizado para melhor atender as necessidades de cada paciente, ou seja, vai depender da quantidade de produtos utilizados e dos procedimentos indicados.