1. Tem diferença na nossa pele do verão para o outono? Sim, porque o clima mais seco afeta a hidratação, podendo torná-la mais ressecada e opaca. As nossas células da pele encolhem com as temperaturas mais frias, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, que tem um papel essencial na hidratação. Ela é primordial na barreira de proteção da pele, evitando a perda de fluidos e o ressecamento. O segredo é reforçar a hidratação.

 

2. A proteção solar pode ser menor no outono? Não, o filtro de proteção solar deve permanecer o mesmo, independente da época do ano. Dias nublados e temperaturas mais frescas nunca reduzem a necessidade do filtro solar. A preocupação com a fotoproteção deve ser diária. 

 

3. Quem tem pele oleosa precisa mudar o sabonete facial? A pele apresenta a tendência de produzir menos oleosidade com as temperaturas mais amenas, mas não deixa de ser oleosa. Caso haja algum ressecamento ou irritação, a dica é substituir por um sabonete mais suave, com fórmula menos abrasiva. A orientação é não lavar o rosto mais de duas vezes por dia, a fim de manter o equilíbrio da pele. 

 

4. O uso de ácidos é indicado? Irá depender de cada caso, com uma avaliação individualizada das necessidades. Definir se é hora ou não de aplicar ácido varia conforme diversos fatores. De modo geral, o outono é uma boa época para iniciar os cuidados que ajudam a suavizar os “estragos” provocados pelo verão, como a textura irregular e as manchas que se intensificam. 

 

5. Como cuidar dos olhos e dos lábios? Opte por produtos mais emolientes e com ativos bem hidratantes. Aumente a frequência de reaplicação do produto.

 

6. Qual rotina de cuidados seguir? Isso varia conforme a pele, de acordo com as especificidades de cada um. Em geral, deve-se lavar o rosto ao acordar e antes de dormir, hidratando-o e aplicando protetor solar já pela manhã. À noite, principalmente nas estações mais frias, é possível reforçar os tratamentos da pele, com produtos que contenham ácidos e vitamina C, por exemplo.

 

Gostou das dicas? Agende sua avaliação e vamos analisar quais os procedimentos e produtos mais indicados para você!