Neste Dezembro Laranja, o alerta é para os cuidados com a prevenção. A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por protegê-lo de agentes externos, infecciosos e químicos. Os raios solares podem originar diferentes tipos de câncer de pele. Os mais frequentes são os carcinomas, com incidência mais alta, mas menor letalidade. Os melanomas, apesar de mais incomuns, são graves por causa do maior risco de metástases. 

 

Pessoas com histórico familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e agentes químicos diariamente ou têm muitas pintas são o principal grupo de risco. É fundamental monitorar os sintomas. A lesão de pele maligna normalmente é rosada, avermelhada ou escura, com crescimento lento e progressivo. Pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza ou de pintas que crescem devagar, mas coçam, sangram ou apresentam alteração de cor, consistência e tamanho. Outras características são a assimetria e as bordas irregulares

 

Como as características dos tipos de câncer são diversas, a pessoa deve visitar o dermatologista regularmente e sempre que notar uma lesão nova ou alteração em uma antiga. O diagnóstico leva em conta o aspecto clínico das lesões, a coloração, o formato e o resultado da biópsia dos tecidos da própria lesão e dos que estão ao redor. Quanto antes for identificada, melhor serão as chances de cura.

 

Qual o tratamento e como se prevenir?

 

O tratamento consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. O tipo de tumor é menos relevante do que o seu tamanho para determinar o prognóstico e a terapia necessária. Para se prevenir, são recomendados os seguintes cuidados: 

 

  • Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele, além de chapéu e roupas para se proteger;

  • Faça sempre o autoexame regular da pele, observando se há alguma mancha, ferida, sinal, lesão ou pinta nova. 

  • Procure o dermatologista com regularidade;

  • Hidrate-se e tenha uma boa alimentação. 

 

Agende sua consulta para receber todas as orientações necessárias ao seu fototipo!