Até mesmo procedimentos pouco invasivos precisam de um médico capacitado e com experiência em sua área de atuação. Isso se explica  porque qualquer intervenção pode ter complicações, o que requer muita prática e um atendimento de confiança e excelência para minimizar possíveis riscos. Hoje, há uma avalanche de não médicos que tentam exercer a atividade desses profissionais, prometendo resultados irreais. Basta dar uma olhada nas redes sociais: fotos de um antes e depois milagroso. 

 

Contudo, é importante lembrar: saúde e felicidade não se pode comprar em um consultório. Intervenções estéticas precisam ser realizadas com ética, responsabilidade e evidências científicas, esclarecendo-se aos pacientes os prós e contras dos tratamentos. Deve-se sempre valorizar o bem-estar emocional de quem busca melhorar a qualidade de vida por meio de procedimentos dermatológicos. Essa área é complexa, pois envolve expectativas e frustrações. A medicina não é exata, por isso é necessário ter cuidado com promessas falsas. É claro que o paciente deve ser incentivado, mas através de um trabalho que enfatiza o cuidado, a precaução e o conhecimento. 

 

Ao tratar sua aparência corporal ou facial com procedimentos dermatológicos, procure um dermatologista certificado, com experiência profissional e capaz de realizar um trabalho seguro e de excelência. Agende sua avaliação completa e converse sobre suas dúvidas antes de qualquer intervenção. É importante manter um diálogo aberto com seu médico.